Bem vindos

Esse é o Araponga. Um blog que tem por intuito alertar e informar a todos os brasileiros. Sobre o que? Só você lendo pra saber.
Pretendo ser o mais eclético possível, falando desde novela até sobre política. Fazendo uma análise crítica de tudo e esperando que você, caro leitor, possa fazer o mesmo. Pois tudo o que você ouve é meia verdade, a outra meia verdade está dentro de sua cabeça.

sábado, 23 de outubro de 2010

Maioridade Penal

     Temos vivido, nos ultimos anos, uma acréscimo grande no número de crimes e infrações cometidos por menores de 18 anos. Esse fato tem posto em pauta algo muito polêmico e aparentemente problemática, entretanto ao meu ver, é muito simples de resolver, só precisamos de disposição por parte do poder legislativo e do judiciário. Talvez por isso é que seja difícil.

     Muitos defendem a diminuição da maioridade penal de 18 anos para 16 anos de idade. Porém, as pessoas que são contra esta ideia, argumentam dizendo que isso só iria forçar os jovens a cometerem crimes ainda mais cedo, ou seja, logo teríamos que diminuir para 14, 12 ou 10 anos. Infelizmente isso é verdade, mas então, qual seria a solução para esse problema?

    Raciocine comigo, caro leitor. Os jovens de hoje em dia perdem sua "inocência" cada vez mais cedo, e querem ser "adultos" também cada vez mais cedo. Uma prova disso é o alto índice de jovens que começam a ter relações sexuais muito cedo. Existe um ditado que diz: "Criança que faz criança, não é mais criança.", portanto isso nos leva a pensar que se o individuo, desde tão cedo já tem maturidade para tal coisa (ou ao menos pensa que tem) logo podemos concluir que ele também deverá ter maturidade suficiente para responder criminalmente um processo, por roubo, assassinato, estupro, tráfico de drogas e outros crimes. Portanto minha proposta seria em prol da extinção da maioridade penal. Como assim você ta doido? Pode alguem falar assim, todavia em acredito que boa parte dos jovens que cometem crimes tem plena consciência do que estão fazendo e não são nem um pouco infantis, uma parte pode ser levada a entrar no mundo do crime por necessidade, mas e quanto aqueles jovens que cometem crimes ediondos? Você acha que eles tinham razão para aquilo?


     Se alguém que é menor de idade consegue ter a capacidade de cometer um crime, sem ser em legítima defesa, tem de ser julgado como um adulto. A base para se proteger menores de idade é de que eles são indefesos e ainda estão com o caráter. Mas a partir do momento em que esse "menores" começam a fazer "coisas de adulto" e não são julgados como adultos, creio que então começamos a ter um problema muito grave, pois não se espera que menores cometam crimes, muitas vezes até bárbaros, entretanto quando começam a fazê-lo devem ser punidos, repito, DEVEM SER PUNIDOS como adultos.

     Analise, reflita, e pense. Gostaríamos de saber sua opinião sobre este assunto, comente e ajude o blog a crescer cada vez mais.




                                             Fim de Transmissão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário