Bem vindos

Esse é o Araponga. Um blog que tem por intuito alertar e informar a todos os brasileiros. Sobre o que? Só você lendo pra saber.
Pretendo ser o mais eclético possível, falando desde novela até sobre política. Fazendo uma análise crítica de tudo e esperando que você, caro leitor, possa fazer o mesmo. Pois tudo o que você ouve é meia verdade, a outra meia verdade está dentro de sua cabeça.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Porque o carnaval e a páscoa mudam de data todo ano?

     É amigos, janeiro já se foi e chegamos em fevereiro, o mês da folia, do carnaval, das safadezas, do pega pega, do esfrega esfrega. Curioso é pensar que o carnaval nada mais é do que um ônibus lotado. Como assim?! O.o  Bom, não vou entrar no mérito da questão até porque pretendo fazer um post sobre ônibus, então vou focar logo no que interessa.

     Pois bem, o carnaval é uma festa, ou melhor, um período de festa onde a maioria das pessoas não consegue ficar parada, e por ser uma festa muito agitada todo ano muda de data, será que é por isso mesmo?! Claaaro que não.... na verdade a data do carnaval está relacionada com a data da páscoa, que por sua vez é móvel, logo como o carnaval acontece cerca de pouco mais de 40 dias antes da páscoa, logo o carnaval também é móvel.

     Mas ai você, caro leitor, cara leitora, nunca parou para pensar no porque e nunca teve curiosidade de saber por que cargas d’água esse raio dessa data da páscoa muda todo ano? Se você teve mas sempre teve preguiça de procurar saber não pode deixar de ler o resto do post, e se você não teve... enfim, sempre é bom adquirir conhecimento xD.

     Vamos lá, a data da páscoa é determinada por um cálculo matemático muito louco, portanto, como diria o glorioso professor Arnaldo (quem faz mecânica no IFPA sabe quem é XP), VIAGE COMIGO!!!

     O dia da páscoa é o primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de março (a data do equinócio). Entretanto, a data da lua cheia não é real, mas a definida nas tabelas eclesiásticas.

     A igreja, para obter consistência na data da páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a páscoa relacionada a uma lua imaginária, conhecida como a “lua eclesiástica”. A famosa quarta-feira de cinzas ocorre 46 dias antes da páscoa, e, portanto a terça-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

     Com esta definição, a data da páscoa pode ser determinada sem grande de conhecimento astronômico. Mas a sequencia de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo 24 de abril, transformando a páscoa numa festa “móvel”.

    Mas vamos ao tal do cálculo. Para calcular a data da páscoa para qualquer ano no calendário Gregoriano (o calendário civil em Portugal), usa-se a seguinte fórmula, com todas as variáveis inteiras com os resíduos das divisões ignorados.

     Usa-se “a” para ano, “m” para mês, e “d” para dia. O sinal * significa multiplicação.

c = a/100
n = a – 19*(a/19)
k = (c – 17)/25
i = c – c/4 – (c-k)/3 + 19*n + 15
i = i – 30*(i/30)
i = i – (i/28)*(1-(1/28)*(29/(i+1))*((21-n)/11))
j = a + a/4 + i + 2 – c + c/4
j = j - 7*(j/7)
l = i – j
m = 3 + (l+40)/44
d = l + 28 – 31*(m/4)

P.S.: Por favor lembrem-se do real motivo da páscoa...


                                               Fim de Transmissão....

Nenhum comentário:

Postar um comentário