Bem vindos

Esse é o Araponga. Um blog que tem por intuito alertar e informar a todos os brasileiros. Sobre o que? Só você lendo pra saber.
Pretendo ser o mais eclético possível, falando desde novela até sobre política. Fazendo uma análise crítica de tudo e esperando que você, caro leitor, possa fazer o mesmo. Pois tudo o que você ouve é meia verdade, a outra meia verdade está dentro de sua cabeça.

domingo, 14 de novembro de 2010

Bulimia - Doença causada pela mídia?!

     Esse assunto até alguns anos atrás estava em plena discussão, de repente, da mesma maneira que ele surgiu na mídia ele sumiu. Todavia, este é um problema que continua em nossa sociedade e infelizmente está longe de ter um fim, muito pelo contrário, eu diria que ele está apenas no início.

     Bom, bulimia, ao meu ver, não trata apenas de uma disfunção alimentar, mas muito mais uma disfunção psicológica do indivíduo ou individua, já que as mulheres são a grande maioria quando se trata deste assunto. Creio que não seria errôneo de nossa parte de considerarmos que está é uma doença criada, disseminada e incentivada pela mídia. Sim, a mídia, sempre com sua mania de perfeição, de corpo perfeito, com seus conceitos de beleza pré-moldados, muitas vezes feitas em mesas de cirurgia. É claro que o excesso de gordura não é saudável, porém também é claro que a falta de gordura é totalmente prejudicial ao nosso corpo.

     Minha avó sempre diz que essas novelas de hoje em dia, servem mais para ensinar as pessoas a fazer o que é errado do que incentivar o que é certo. Até então, eu em minha ignorância, sim pois nós jovens muitas vezes pensamos que sabemos tudo e é nesse momento que pensamos assim que não sabemos nada, pensava que isso era "coisa" da cabeça da minha avó. Entretanto recentemente, aqui em Belém, capital do estado do Pará, uma adolescente de 17 anos foi submetida a uma cirurgia para retirar uma escova de dentes que estava em seu estômago. Segundo a jovem que sofre de bulimia, o objeto já estaria lá a pelo menos 3 meses. Ela se se utilizava do mesmo para forçar um vômito, segundo ela essa rotina era constante e sempre era feita logo após as refeições. Também segundo a jovem, ela decidiu fazer isso porque queria emagrecer e via que esse método dava certo em novelas e também soube de outras pessoas que também faziam.

    Alguém pode dizer que este é um caso isolado. Eu digo que não, este caso é diferente pois a sociedade teve conhecimento, mas muitos outros casos ocorrem sem que ninguém saiba, já que a bulimia geralmente é silenciosa e as pessoas que sofrem disso geralmente não gostam de falar sobre o assunto. É necessário que os pais façam um acompanhamento minucioso na vida dos filhos, sempre conversando numa boa, muitas vezes as pessoas ficam com medo da reação dos pais e das outras pessoas quanto a isso, mas nós não podemos julgar mais devemos sim ajudar. 

    Temos que ter cuidado com as atitudes que tomamos pois cada uma delas é influenciada por alguém e/ou por algo. Quem tem incentivado e influenciado você? A televisão? A internet? Seus "amiguinhos"? Não se deixe alienar por esta sociedade cada vez mais louca e que tem invertido os valores éticos e familiares.

    Não se entristeça quando alguém disser que você não é bonita ou bonito, saiba que o mundo tem mais de 7 bilhões de pessoas, tenho plena certeza de que alguém vai ver beleza em você. E saiba que mais importante do que a beleza externa é o que você carrega dentro de você que o seu caráter e sua inteligência, coisa que infelizmente essa jovem da qual foi retirada uma escova de dentes não demonstrou ter, pois se deixou levar pela vontade de ter um corpo bonito, pela vontade de chamar atenção dos outros. Ela conseguiu, mais não de uma maneira positiva. E você? Como gostaria de chamar atenção? Do mesmo jeito que essa garota? Pense nisso e abra sua mente para pensar melhor, se você está vendo este post e visitando este blog, já é um excelente começo =D.

                         


                                                Fim de Transmissão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário